domingo, 22 de setembro de 2013

Cultura tailandesa.

Na Tailândia cerca de 94% -95% sao Theravada Buddhist (Budistas Theravada), com minorias de muçulmanos (5-6%), cristãos (1%), outras religiões .
Na Tailândia o budismo Theravada é apoiado e supervisionado pelo governo, os monges recebem uma série de benefícios do governo, como o uso gratuito da infra-estrutura de transporte público.
Os costumes tradicionais e o folclore do povo tailandês foram reunidos e descritos por Phya Anuman Rajadhon no século 20, num momento em que a modernidade mudou a cara da Tailândia e um grande número de tradições desapareceram ou tornaram-se adaptado à vida moderna. Ainda assim, ainda assim existe uma luta pelo refinamento, enraizada na cultura antiga siameses, que consiste em promover o que é refinado e evitando a grosseria é a principal ênfase no cotidiano de todas as pessoas tailandesas e mais alto em sua escala de valores. 
Um dos mais distintos costumes Thai é o wai.  Saudação, despedida, ou reconhecimento.
Geralmente a saudação envolve um gesto de oração com as mãos, semelhante ao Mudrā Añjali (Namaste) do subcontinente indiano, e também pode incluir uma ligeira inclinação de cabeça. Esta saudação é muitas vezes acompanhada por um sorriso sereno simbolizando uma disposição acolhedora e uma atitude agradável (Sawadikha). Tailândia é muitas vezes referida como a "Terra dos Sorrisos", em folhetos turísticos.
Demonstração pública de afeto não é muito comum na sociedade tailandesa tradicional, especialmente entre os namorados. No entanto, pontos de vista estão mudando a aceitar isso e é cada vez mais comum, especialmente entre a geração mais jovem, porém ainda muito longe de ser como aqui no Ocidente.
A norma social  sustenta que tocar em alguém na cabeça pode ser considerado rude, aprendi na Tailândia que não devemos tocar na cabeça das crianças, em seu chacra coronário. Também é considerado rude colocar os pés em um nível acima da cabeça de outra pessoa , especialmente se essa pessoa é de maior prestígio social . Isso ocorre porque o povo tailandês considera o pé a parte mais suja e mais humilde do corpo , e a cabeça a parte mais respeitado e mais alta do corpo . Isso também influencia a forma como o tailandês senta-se  no chão , seus pés sempre apontando longe dos outros , dobrado para o lado ou para trás. Apontar ou tocar algo com os pés também é considerado rude.

Exibição de respeito dos mais jovens para a geração mais velha é um valor fundamental na Tailândia.
O desapego sereno é valorizado , o conflito e a súbita exibições de raiva são evitado na cultura tailandesa e, como em muitas culturas asiáticas , a expressão do rosto é extremamente importante. Por estas razões , os visitantes devem tomar cuidado para não criar conflitos, não mostrar raiva e não causar constrangimentos para um tailandês. Divergências ou disputas devem ser tratadas com um sorriso e não deve ser feita nenhuma tentativa em atribuir a culpa ao outro, a lei da boa convivência. Na vida cotidiana , na Tailândia, há uma forte ênfase no conceito de sanuk , a idéia de que a vida deve ser divertida, exibindo emoções positivas nas interações sociais. Muitas vezes, o tailandes vai lidar com desentendimentos , pequenos erros e infortúnios , usando a frase "mai pen rai" , traduzido como " não importa " . O uso onipresente desta frase na Tailândia reflete uma disposição no sentido de minimizar conflitos, divergências ou reclamações. Um sorriso e a frase "mai pen rai" indicam que o incidente não é importante e, portanto, não há nenhum conflito ou vergonha.

O respeito pela hierarquia é um valor muito importante para o povo tailandês . O costume de Bun Khun , enfatiza o endividamento para com os pais , bem como para encarregados de educação , professores e cuidadores, para no futuro haver uma reciprocidade. 
Também é considerado extremamente rude pisar em uma moeda tailandesa, porque o cabeça do rei aparece na moeda.
Há uma série de costumes tailandeses relativos ao estatuto especial dos monges na sociedade tailandesa. Devido à disciplina religiosa , os monges tailandeses são proibidos ter contato físico com mulheres. As mulheres precisam abrir caminho para a passagem de monges para garantir que o contato acidental não ocorra,  mulheres que fazem oferendas aos monges tem que colocar a sua doação aos pés do monge, ou sobre um pano colocado no chão ou uma mesa ( como na foto abaixo).
Pós ou unguentos destinadas a transportar uma benção são aplicados às mulheres tailandesas por monges usando a extremidade de uma vara ou vela .
Leigos devem se sentar ou ficar com a cabeça em um nível inferior do que a de um monge. Dentro de um templo , os monges podem sentar-se em uma plataforma elevada durante as cerimônias para tornar isso mais fácil de alcançar.
Ao sentar-se em um templo , sente-se de uma forma que seu pé aponte longe de imagens de Buda. Santuários dentro das residências tailandesas estão dispostas de modo a garantir que os pés não são apontados para a ícones religiosos , tais como a colocação do santuário na mesma parede que a cabeça de uma cama, quando recebi pela primeira vez a visita de minha mestra tailandesa em minha casa no Brasil, foi a primeira observação que ela me fez em relação ao quarto que ela ficou, pois havia uma imagem de Buda no quarto voltada para os pés da cama , se a casa é muito pequena remover o santuário do quarto inteiramente. 
Também é costume remover o calçado antes de entrar em uma casa ou as áreas sagradas dentro de um templo.

Vestuário tradicional tailandesa é chamada chut thai. Ele pode ser usado por homens, mulheres e crianças. Chut thai para as mulheres geralmente consiste de um pha Nung ou chong kraben, uma blusa e um tecido estilo saia.  Em ocasiões formais, as pessoas podem optar por usar uma Thai phraratchaniyom chut, um modelo específico para festas.



Feriados importantes na cultura tailandesa incluem Ano Novo tailandês, ou Songkran, que é oficialmente observado a partir de 13 de abril a 15 de cada ano. Cai sempre no final da estação seca e durante a estação quente na Tailândia, as celebrações se caracteriza jogando água turbulenta,  a água jogada resulta na lavagem de imagens de Buda, água levemente perfumada são jogadas nas mãos das pessoas idosas. Pequenas quantidades de pó de talco perfumado também são usados ​​no ritual de limpeza. Mas nas últimas décadas o uso da água tem se intensificado com o uso de mangueiras, barris, pistolas de água, tubos de alta pressão e grande quantidade de pó, uma verdadeira festas entre o povo.

Outro feriado é Loi Krathong, que é realizada no décimo segundo dia  de lua cheia do mês de novembro do calendário lunar tailandês, Neste ano de 2013 sera do dia 15 a 17 novembro. Apesar de não ser um feriado reconhecido pelo governo, não deixa de ser um dia auspicioso na cultura tailandesa, em que o povo tailandês "loi", que significa "flutuar" a "krathong", uma pequena jangada, tradicionalmente feita a partir de uma seção da árvore de banana, decorado com folhas meticulosamente dobradas, flores, velas, incensos, etc, o ato de flutuar a jangada de vela é um símbolo de abandonar todos seus rancores, raiva e impurezas, para que se possa recomeçar a vida de uma maneira melhor. 

Culinária Tailandesa.
A comida tailandesa é frequentemente servida com uma variedade de molhos ( nam chim) e condimentos . Estes podem incluir phrik nam pla / nam pla phrik (composto de molho de peixe, suco de limão, pimenta e alho picado ) , flocos de pimenta em pó, molho de pimentão doce,  pimentas cortadas em vinagre de arroz , molho de Sriracha , ou um molho de pimenta picante. Na maioria dos restaurantes tailandeses, os clientes podem encontrar uma variedade de condimentos, muitas vezes incluindo o açúcar , disponível na mesa de jantar em pequenos recipientes com pequenas colheres. Em determinados pratos , como Khao kha mu (carne de porco trotter cozida em molho de soja e servido com arroz) , todas pimentas tailandesas e alho cru são servidos , além disso, pepino às vezes é comido para esfriar a boca depois de pratos especialmente picantes. Eles geralmente também são apresentados como um enfeite , especialmente de um prato . O arroz branco , arroz pegajoso ou o  khanom (macarrão tailandês de arroz ) servido ao lado de um picante de curry tailandês, tende a neutralizar o tempero .
foto - Phat thai kun
A refeição em família normalmente consistem em arroz com vários pratos que formam um contraste harmonioso de ingredientes e métodos de preparação, as sopas, também são servidas ao mesmo tempo. 
Uma refeição em um restaurante para quatro pessoas poderiam, por exemplo consistir de peixe em curry vermelho (chuchi pla), uma salada picante de papaya verde com camarões secos, tomate, feijão-chicote e amendoim (som tam thai), asas de frango frita (pik kai sot sai Thot), uma salada de cebolas e aipo ou hortelã, ovos frito com crocante manjericão frito (khai yiao ma, kraphao Krop) e uma sopa de vegetais não-picante com tofu e algas (tom Chuet taohu kap sarai) para completar tudo isso.
foto - papaya salada (som tam), frango frito (kai yang) e arroz pegajoso (khao niao)
Alguns insetos também são consumidos na Tailândia, especialmente no Norte. Muitos mercados na Tailândia possuem barracas que vendem gafanhotos fritos, grilos, larvas de abelha, ovos de formiga (khai mot) e cupins . A criatividade culinária se estende até mesmo a nomenclatura: uma larva saborosa, que é também conhecido sob o nome de "verme de bambu" (non Mai Phai).
A maioria dos insetos o gosto é bastante sem graça quando frito, parecido um pouco com pipoca ou camarões. Mas quando fritos juntamente com folhas de limão kaffir, pimentões e alho, os insetos se tornar um excelente aperitivo para ir com uma bebida. 
Alguns insetos, como ovos de formiga e larvas da seda, também são consumidos cozidos em uma sopa, ou usado em omeletes no norte da Tailândia.